sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

CONSELHOS PARA VIVER BEM


O ano esta acabando, e se você fosse fazer uma contabilidade, qual seria o resultado? Bom, alguns poderiam dizer, ou muito ruim outros poderia contabilizar, todavia, minha preocupação com você não se refere mais ao ano que termina, mas ao ano que se inicia, como ele será?

DEIXE A INCREDULIDADE E APRENDA A VIVER NA GRAÇA DE DEUS
Existem muitas pessoas que querem prova da existência de Deus para crer, outras pessoas não conseguem acreditar em algo que não se pode tocar, mas Deus jamais vai te provar alguma coisa, ou você crê e confia em Deus, ou viverá sempre distante d um cuidado tão amoroso como o que Ele tem dado a quem confia nEle. Afastado da graça de Deus, você se torna presa fácil do descontrole emocional. Sabemos por experiência própria, que nada podemos contra as emoções quando nos valemos apenas da nossa precária "força de vontade". Somente quando você se entrega de verdade aos cuidados de Deus, é que você vai começar a sentir que pode recuperar a vida.

ESQUECER OS PREJUÍZOS DO PASSADO E CONCENTRE-SE NAS VITÓRIAS DO FUTURO
Eu recomendo que você deixe de ficar rememorando os prejuízos que possa ter tido entre os quais, naturalmente estarão os que foram causados por você mesmo. Ficar relembrando prejuízos do passado só vai te fazer mal e trazer ruínas para sua vida. Trazer de volta à memória os prejuízos é o mesmo que sofrê-los novamente, aprenda a olhar para frente, somente para frente.

ENTREGUE SUA VIDA A DEUS INCONDICIONALMENTE 

Somente Deus, que fez você, sabe o que é melhor para você. A Bíblia fala que Deus sabe quantos fios de cabelo há na sua cabeça, nem você sabe disso. Veja como Deus te conhece melhor d que você mesmo. Se você admitir sua impotência perante as emoções e passado a crer em Deus, capaz de reconduzir você a uma nova vida, nada mais lógico do que se entregar sem restrições a Ele, para que Deus, que te criou, e por isso te conhece muito bem, melhor que você mesmo, cuide de você da melhor maneira.

VIVA INTENSAMENTE O DIA DE HOJE, SOMENTE O HOJE
O ontem e o amanhã não te pertencem. É incrível como há pessoas que sofrem com o passado, e outras que sofrem com problemas que ainda não chegaram, com o futuro. Eu sugiro que, ao invés de tomar decisões para a vida toda, limite-se a fazer propósitos por um dia apenas,  justamente o dia que você está sempre vivendo: o dia de hoje. O de ontem já vivemos, e o de amanhã, quando chegar, trará novas expectativas e novos problemas. Se aplicarmos o que é sugerido, estaremos, por assim dizer, cortando a vida em "pedacinhos mastigáveis", o que irá torná-la bem mais fácil de viver.

Meu desejo é que você viva bem, realmente de bem com a vida. Deus te abençoe ricamente.

Pr  Alexandre Pevidor

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

CONSELHOS PARA VIVER BEM


Hás vezes as coisas são tão ruins, negativas para nós que parece que nossos dias sempre amanhecem nublados e frios. Tem muitas pessoas que se dão bem, são felizes, alegres, de bem com a vida, outras sempre mal humoradas, depressivas, raivosas e tristes. Por que há esta diferença de pessoa para pessoa? Porque algumas pessoas são felizes e prósperas, outras tristes e derrotadas? Através desta mensagem quer te dar alguns conselhos para você viver bem.
  
ESTABELEÇA PRIORIDADE FAZENDO CADA COISA A SEU TEMPO
Muitas vezes, são tantas as coisas que temos para fazer que não sabemos nem por onde começar. É bem possível que tentemos fazer tudo ao mesmo tempo. Ficamos então confusos, podendo mesmo deixar-nos envolver pelo desânimo e pela frustração. Contudo, se procurarmos ter calma e examinarmos cuidadosamente, veremos que, de acordo com as circunstâncias, haverá sempre uma coisa que deverá ser feita em primeiro lugar, num dado momento, seja pela importância de que se reveste ou pela urgência requerida. Essa é a coisa primeira. As demais, é claro, deverão aguardar a sua vez, segundo a ordem de importância ou de urgência em que devem ser realizadas..

TENHA PACIENCIA, VÁ DEVAGAR
Você precisa tomar cuidado com a tendência neurótica de exigir resultados imediatos em tudo que faz. O apressamento poderá resultar em tensões e frustrações, e isso é precisamente o que você deve evitar. Muitas pessoas sofrem com a ansiedade por serem exigentes consigo mesmas o tempo todo. Lembre-se que você tem apenas duas pernas, dois braços, e assim por diante, então, não tente fazer tudo ao mesmo tempo, nem se cobre tanto. Peça a Deus para te dar paciência e paz de espírito, ao seu próprio tempo, tudo se resolve.

VIVA SUA VIDA E DEIXE OS OUTROS VIVEREM A SUA PRÓPRIA VIDA
Às vezes nos intrometemos na vida dos outros, impondo, embora às vezes de forma inconsciente, a maneira pela qual achamos que devam agir. Você se esquece facilmente de que seu semelhante também têm, como você, o direito de decidir de sua própria vida; se esquece de que,  por mais que você queira, não conseguirá modificar o modo de proceder de uma pessoa,  a não ser que ela mesma o deseje e decida fazer. Cuide mais da sua vida, você já tem tantos problemas para resolver, então crie o hábito de não falar da vida alheia, muito menos de não se intrometer na vida de seu próximo.

Meu desejo é que você viva bem, realmente de bem com a vida. Deus te abençoe ricamente.

Pr  Alexandre Pevidor

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

TENHA ESPERANÇA


A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver” (Hebreus 11.1)

Eu cresci em um bairro que se chama Esperança, em minha cidade natal. Nunca parei para pensar no sentido da esperança, muito menos me preocupava em ter esperança. Hoje já não sou tão jovem, e uma das coisas que o tempo faz conosco é nos levar a refletir sobre a vida, sobre nossos erros e decepções, e também a vida cria em nós esperança ou desesperança. E você, é uma pessoa que ainda tem esperança, que ainda espera dias melhores?

Segundo a Bíblia, esperança é a Confiança no cumprimento de um desejo ou de uma expectativa, e se baseia na confiança em Deus. A esperança tem se esvanecido de muitos corações mundo a fora. As pessoas estão ficando cada vez mais sem esperança. Muitas pessoas estão perdendo a esperança por causa de uma doença incurável, por causa de um conflito no casamento que parece não ter fim, pessoas sem esperança por verem seus filhos escravizados nas drogas, pessoas que tem grandes sonhos, mas não vêm o caminho para a realização destes sonhos.

A Bíblia fala de diversas pessoas que estavam vivendo no limite de sua esperança. A Mulher Hemorrágica: “Aconteceu que certa mulher, que, havia doze anos, vinha sofrendo de uma hemorragia e muito padecera à mão de vários médicos, tendo despendido tudo quanto possuía, sem, contudo, nada aproveitar, antes, pelo contrário, indo a pior” (Marcos 5.25-26); Cego Bartimeu: “Aconteceu que, ao aproximar-se ele de Jericó, estava um cego assentado à beira do caminho, pedindo esmolas” (Lucas 18.35); Jairo: “Eis que se chegou a ele um dos principais da sinagoga, chamado Jairo, e, vendo-o, prostrou-se a seus pés e insistentemente lhe suplicou: Minha filhinha está à morte” (Marcos 5.22-23); Homem no Tanque Betesda: “Estava ali um homem enfermo havia trinta e oito anos” (João 5.5); Mulher Cananéia:clamava: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim! Minha filha está horrivelmente endemoninhada.”(Mateus 15.22); Profeta Elias: “Ele respondeu: Tenho sido zeloso pelo SENHOR, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derribaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e procuram tirar-me a vida.” (1Reis 19.10)...

Eu poderia citar diversos problemas que devem ser motivo para que você perca a sua esperança, e perdendo a esperança você desanime da vida, da sua conquista, desanime de seus sonhos. Você não está sozinho quando perde a esperança. Se você está perdendo a esperança neste exato momento, acredite que você não é a única pessoa, acredite que há centenas de pessoas aqui em nossa cidade passando pelos mesmos conflitos que você está passando.

Em Romanos 4.18 lemos que “Abraão, esperando contra a esperança, creu, para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe fora dito”; que tremendo esta passagem bíblica que diz que Abraão esperou contra a esperança, ou seja, a esperança de Abraão e Sara era contraria a todas as expectativas, pois eles sonhavam em ter um filho, mas sara era estéril e eles já eram avançados em idade, Abraão com 100 anos e Sara com 90 anos, e mesmo assim, Abraão escolheu ter esperança. Quando você crê em Deus, mesmo que a esperança morra você ainda assim continuará tendo esperança, porque a fé em Deus faz você ir além dos limites da razão, da desesperança.

Eu quero dizer a cada um de meus fieis ouvintes que você não deve desanimar, e mesmo contrariando todas as expectativas lute e acredite, tenha fé em Deus, no Deus que criou céus e mar; no Deus que abriu o Mar Vermelho (Êxodo 14.16); no Deus que curou a mulher hemorrágica e ressuscitou a filha de Jairo; no Deus da Bíblia que te fez e te ama com amor eterno. Eu quero muito que você viva dias felizes, que você tenha uma esperança diária, desejo que você ande sempre com um sorriso no rosto, e que jamais se abata com as adversidades da vida, por isso, espere mesmo contra a esperança, e assim como com Abraão e Sara, sua esperança não será em vão.

Pr  Alexandre Pevidor

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

A VERDADEIRA FELICIDADE


Você é uma pessoa que tem muitas coisas para fazer. Seu dia-a-dia é tão corrido que você parou de prestar atenção nas coisas mais pequenas da vida, mas coisas estas que realmente te fazem bem, que te dá razão para amanhecer acreditando que será um lindo dia, acreditando que neste dia Deus te deu todos os motivos para ser feliz. Você é feliz?

Talvez você anda todos os dias à procura da verdadeira felicidade. Você trabalha, se cansa, luta, compra, vende, e tem passado boa parte de sua curta vida, buscando a verdadeira felicidade. Esta é uma busca que atinge toda a humanidade. Desde que nascemos buscamos encontrar a felicidade, no sei materno, em um namoro, no casamento, na realização profissional, ou seja, nossa vida é uma constante busca pela felicidade; e onde encontrar a verdadeira felicidade?

Para muitas pessoas, a felicidade é condicional. Se eu ganhar na loteria, encontrar o parceiro certo, receber um pedido de desculpas, encontrar o meu propósito de vida - então eu vou ser feliz. Enquanto esperamos que as coisas mudem, ou esperamos que as coisas que queremos aconteçam para sermos felizes, então adiamos a nossa felicidade.

Então, a questão é: "Em vez de esperar a felicidade aparecer algum dia, é possível aprender a ser feliz (ou pelo menos mais feliz) agora, independentemente do que está acontecendo em nossas vidas? Claro que sim!

Para você ser feliz, você precisa aprender a confiar em Deus incondicionalmente. Se você confiar em Deus, na importa o que lhe venha acontecer, você será sempre feliz. Mesmo quando o dia amanhecer nublado e cinzento em sua vida, você será feliz, porque, quando aprendemos a confiar em Deus, então nossa felicidade não será circunstancial, nem relativa, mas constante, deixaremos de “estar feliz” para “ser feliz”. Quanto mais você conhece a Deus, mais você aprende que Ele quer o seu bem, e que Deus te criou para que você seja feliz.

Para você ser feliz, você também precisa desenvolver a capacidade de valorizar quem você é. As pessoas são tentadas a serem o que a sociedade quer que sejam. Assim, gastam fortunas para se vestirem, para fazerem cirurgias plásticas, para realizarem grandes viagens, e tudo isso a procura da verdadeira felicidade. Para você ser feliz, não precisa sair de casa, mas você precisa fazer uma busca dentro de você. Você deve plantar a semente da felicidade nos canteiros de sua alma. O que é externo te trará uma felicidade passageira, mas quando você busca a felicidade dentro de você, interiormente, você terá encontrado a verdadeira felicidade, você vai deixar de buscar a felicidade em uma grande mansão, e encontrará a verdadeira felicidade em uma tapera, simples, de chão batido, simples, mas sua, e você vai ver como é fácil ser feliz ao encontrar a beleza das coisas mais simples que Deus tem colocado em seu caminho.

Procure a verdadeira felicidade, e você vai encontrá-la bem mais perto do que você imagina.

Pr  Alexandre Pevidor

O QUE FAZER QUANDO OS PROBLEMAS CHEGAM


Problemas, quem não tem problemas? A questão nem tanto é ter ou não ter problemas, mas se eles são grandes ou pequenos! Há tantos problemas que nos afetam hoje em dia: problemas familiares, problemas financeiros, problemas espirituais, problemas pessoais internos, problemas sociais, etc. Se você é uma pessoa cheia de problemas quero falar hoje sobre O que fazer quando as tribulações chegam?

ALEGRE-SE E AGRADEÇA A DEUS
A Bíblia nos diz: “Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.” (1 Tessalonicenses 5:18) Como isto é possível dar graças quando os problemas chegam? Perceba que Deus nos diz para agradecer “em todas as circunstâncias” e não “por todas as circunstâncias”. Deus não espera que você seja agradecido pelo mal que te acontece, pelo pecado, pelo sofrimento ou por suas conseqüências dolorosas aqui no mundo. Pelo contrário, Deus quer que você O agradeça pelo fato dEle transformar o mal em bem para você.

A Bíblia diz: “Alegrem-se sempre no Senhor.” (Fp 4:4) A Bíblia não diz “Alegre-se por causa de suas dores!” Isso é masoquismo. Ela diz alegre-se “no Senhor”. Os planos de Deus para sua vida são bem maiores que qualquer problema que você venha a enfrentar. Durante as dificuldades, você pode se alegrar na certeza que Deus te ama profundamente, que ele sabe o que é melhor para você, que Ele cuida de tudo que está lhe acontecendo, que Ele está no controle da situação, que Ele tem o poder para te ajudar nos tempos difíceis e que ele vai te recompensar pela sua tolerância diante dos problemas. Jesus disse: “Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a sua recompensa nos céus.” (Mt 5:12) Ainda mais confortante é este fato - Porque Cristo está em você, ele enfrenta e sofre as dores com você! Não servimos a um Deus que está longe, desligado ou alheio a tudo que te acontece; pelo contrário, Ele participa do nosso sofrimento. Jesus fez isso quando se encarnou, e o Espírito Santo faz isso em nós agora! Ele nunca nos deixa enfrentar sozinhos uma dificuldade. Ele é nosso Confortador. Se você está sofrendo, exatamente agora, pare um pouco e ore: "Espírito Santo, obrigado porque estás comigo nesse sofrimento.” O teste final de nossa maturidade espiritual é quando você pode alegrar-se e agradecer a Deus no momento que está sofrendo e você não encontra nenhuma explicação para isso.

Importante também é você, diante dos problemas que sempre aparecem, jamais se sentir  como coitadinho ou como a pior pessoa do mundo. Já vi pessoas que nos momentos de aflições sempre perguntarem: “porque eu?”, ou, “por que comigo?” Quando você age assim diante do problema o inimigo vai transformar este problema em um grande monstro capaz de destruir toda sua vida, todos os seus sonhos. Fico impressionado como minha esposa tem medo de um bichinho tão pequeno como um louva Deus. Quando a vi gritando desesperadamente diante de um pequeno louva deus eu corri para ajuda-la pensando que algo muito sério a estava ameaçando, para minha surpresa, era apenas um louva deus  mas, para minha querida esposa, este pequeno animal é um grande e terrível monstro. Quando você supervaloriza um problema ele sempre vai se mostrar muito maior do que realmente é.

Se você está enfrentando algum problema neste exato momento, não pergunte: “Por que eu?” Em vez disso, pergunte: “O que o Senhor deseja que eu aprenda?” Então confie em Deus e continue fazendo o que é certo. Não desista – cresça! “ Por isso mesmo, aqueles que sofrem de acordo com a vontade de Deus devem confiar sua vida ao seu fiel Criador e praticar o bem.” (1 Pedro 4:19) Coloque o problema debaixo de seus pés, e creia que Deus está bem pertinho de você, você não está sozinho.

Pr Alexandre Pevidor

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

O HOMEM QUE NÃO ESTAVA PREPARADO PARA SE ENCONTRAR COM DEUS


O número total da população do planeta atingiu 7 bilhões de pessoas em 2011. Segundo pesquisas, 140 mil pessoas morrem por hora no mundo. Isso nos leva apensar sobre um assunto que poucas pessoas querem parar para pensar: você vai morrer um dia! Esta é a única certeza que eu e você podemos ter; um dia vamos morrer! Agora, a grande pergunta é: você está preparado para se encontrar com Deus?

 Texto básico: Lucas 12.16-21

Nossa geração está se acostumando com a correria do dia-a-dia, onde não temos tempo mais para nos alimentarmos corretamente, na temos tempo para zelar pela nossa família, e muito menos, as pessoas estão tendo tempo para o fim da vida. Não se trata do caso de você fazer um bom plano funerário, ou de fazer a partilha dos seus bens para evitar transtornos entre os irmãos após a sua morte, as de você se preparar para a vida eterna, para a vida após a morte. Em Lucas 12 Jesus conta-nos a história de um homem que trabalhou muito, dia-a-dia, sol a sol, e após longos anos de trabalho e conquista ele chegou á conclusão que era hora de parar e curtir a vida, afinal, de que adianta trabalhar tanto e não curtir os bons resultados do seu árduo trabalho? Neste momento em que este agricultor pensou que aproveitaria todo seu esforço de longos anos, ele morreu. E agora, do outro lado da vida, o que o aguardava? Este homem não estava preparado para se encontrar com Deus do outro lado da vida. Porque?

PASSOU TODO O TEMPO APENAS PREOCUPADO COM AS COISAS MATERIAIS
Nesta passagem Jesus está falando ao povo de algo real e vivencial na vida do povo: o egoísmo, problemas familiares. Quando não encontramos tempo para Deus em nossa agenda, estamos próximo ao fracasso da fé. (Jó 1.5, Sl 119.97). Os filhos do capitalismo não aprenderam as lições do limite, ganhar e ganhar é a máxima do capitalismo: Bill Gates, é o primeiro da lista dos 465 bilionários, com a fortuna de 90 bilhões de dólares. O co-fundador da empresa, Paul Allen, ficou em terceiro lugar, com 30 bilhões de dólares. O diretor da Microsoft, Steven Ballmer, em quarto lugar, com 19,5 bilhões de dólares. Se você perguntar a eles se estão satisfeitos, eles vão dizer que querem mais.

Cuidar das coisas materiais, ou tê-las em si mesmo não é pecado ou desagrado diante de Deus. A Bíblia fala de diversos homens que eram agricultores de sucesso e muito ricos como: José, Abraão, Jacó e Daniel (era prefeito). A questão aqui é que este homem substituiu Deus em sua vida por causa das coisas materiais, e isso é um agravo terrível que coloca Deus em segundos planos na sua vida. Deus exige prioridade em nosso relacionamento com Ele se quisermos que ele priorize as coisas materiais em nossas vidas. Tudo que não é prioridade é secundário. Quando você coloca Deus em segundo plano ele não prioriza suas bênçãos sobre sua vida, e este homem se preocupou apenas em ganhar muito dinheiro para ter uma boa aposentadoria, mas se esqueceu que somos mortais, que nossa vida um dia, mais cedo ou mais tarde, vai acabar, e quando ele pensou em curtir toda a sua conquista, ele morreu.

E você, saber quando vai morrer é impossível, então te faço a seguinte pergunta: você está preparado para a morte? Você está preparado para a vida após a morte? Nossa vida aqui na terra é apenas um breve momento, apenas uma passagem para a vida que durará eternamente. Aqui na terra nossa vida é passageira e muito breve. Hoje tenho quarenta e quatro anos, e lembro-me de quando tinha dezesseis anos meu pai me deu uma moto, parece que foi ontem, os tempos passam rápidos, e quando menos esperamos nosso tempo se esgotou. Por isso, preocupe-se também em se preparar para a eternidade, passe a se preocupar em se preparar para encontrar-se com Deus, além desta vida. Como agradar a Deus? Como se preparar para a eternidade? Você sabe o caminho. Leia e pratique os ensinamentos bíblicos, freqüente uma igreja que ensina e que pratica a Bíblia, e faça com que s seus anos de vida nesta terra seja apenas um ensaio para a eternidade.

Pr Alexandre Pevidor