sábado, 5 de março de 2011

IGREJA À VENDA


“No fim dos tempos os dias serão difíceis”...disse Jesus a dois mil anos atrás. (2 Timoteo 3.1).
Hoje vivenciamos tempos difíceis para a igreja cristã e para a divulgação do santo evangelho da esperança e da salvação. Jesus já nos advertiu que o final dos tempos as profecias dificultariam muito a vida no planeta terra (2 Timoteo 3). Não bastasse a degradação ambiental que tem comprometido completamente a vida da biota na terra, e de certa forma acelerado o aquecimento global, resultando no cumprimento de mais uma das profecias do fim dos tempos, a de que a terra se acabaria em fogo, a degradação da vida humana tem acelerado o fim dos tempos da humanidade deste lindo planeta.

Assim como na destruição de Sodoma e de Gomorra que se acabaram com fogo por causa do pecado de seus moradores, nosso planeta entrou em um estado de avançado processo de destruição. Interessante como as similaridades com o período sodomita são reais. Quando Jesus e os anjos entraram na casa de Ló, a Bíblia descreve que todos os homens daquela cidade, do menor ao mais velho, se ajuntaram na porta da casa de Ló pedindo que os “estrangeiros” que o visitavam naquele dia deveriam sair para fora a fim de que os moradores homens mantivesses relação homossexual com eles. Veja abaixo a vergonhosa descrição desta passagem que se encontra registrada no livro de Gênesis:

“E vieram os dois anjos a Sodoma à tarde, e estava Ló assentado à porta de Sodoma; e vendo-os Ló, levantou-se ao seu encontro e inclinou-se com o rosto à terra; E disse: Eis agora, meus senhores, entrai, peço-vos, em casa de vosso servo, e passai nela a noite, e lavai os vossos pés; e de madrugada vos levantareis e ireis vosso caminho. E eles disseram: Não, antes na rua passaremos a noite. E porfiou com eles muito, e vieram com ele, e entraram em sua casa; e fez-lhes banquete, e cozeu bolos sem levedura, e comeram. E antes que se deitassem, cercaram a casa, os homens daquela cidade, os homens de Sodoma, desde o moço até ao velho; todo o povo de todos os bairros. E chamaram a Ló, e disseram-lhe: Onde estão os homens que a ti vieram nesta noite? Traze-os fora a nós, para que abusemos deles. Então saiu Ló a eles à porta, e fechou a porta atrás de si, E disse: Meus irmãos, rogo-vos que não façais mal;Eis aqui, duas filhas tenho, que ainda não conheceram homens; fora vo-las trarei, e fareis delas como bom for aos vossos olhos; somente nada façais a estes homens, porque por isso vieram à sombra do meu telhado. Eles, porém, disseram: Sai daí. Disseram mais: Como estrangeiro este indivíduo veio aqui habitar, e quereria ser juiz em tudo? Agora te faremos mais mal a ti do que a eles. E arremessaram-se sobre o homem, sobre Ló, e aproximaram-se para arrombar a porta. Aqueles anjos porém estenderam as suas mãos e fizeram entrar a Ló consigo na casa, e fecharam a porta; E feriram de cegueira os homens que estavam à porta da casa, desde o menor até ao maior, de maneira que se cansaram para achar a porta.” (Gênesis 19.1-11)


O resultado, como lemos nos textos restantes foram catastróficos. O pecado tem provocado a destruição de nosso planeta, claro, na forma de pecado que por meio de várias ações seja homossexual, assassinatos, imoralidades, poluição, corrupção dentre outros tem instalado o caus no planeta Terra.

Interessante que o que mais me incomoda não é o pecado dos ímpios. Há muitas pessoas em nossa cidade que vivem alheios aos ensinamentos do Evangelho. Pessoas que vivem para a satisfação de sua natureza caída no pecado. Vivo em uma cidade de 200 mil habitantes e, segundo o senso de 2009, apenas 40 mil praticam o Evangelho. Assim, algo em torno de 160 mil estão alheios à prática do Evangelho da salvação e não é de se esperar uma conduta que fuja aos padrões sagrados da salvação. Todavia, o que mais me espanta é o pecado dos que se dizem justos, daqueles que se dizem cristãos, mas que sua conduta envergonha o nome de Cristo, de cristãos que compram e não pagam, que falam mal uns dos outros, que necessitem de bajulações e exaltações, que vivem uma promiscuidade imoral e acham normal “pegar uma menininha de vez em quando”, e por necessidade financeira, de status ou por uma outra necessidade qualquer, muitos pensadores cristãos tem se esquivado diante desta devassa da moralidade do Evangelho. Lembro-me do Rev Martin Luther King Junior que diz: “O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons.” Enquanto os maus cristãos, os líderes imorais, ambiciosos e carnais das igrejas contemporâneas reinam, disputam grandes igrejas e enormes salários, os fiéis se curvam e silenciam diante deste fim em que caminha a igreja cristã contemporânea.

Apesar de sermos cristãos, temos que parar para ouvir os ensinamentos de um líder budista, Dalai Lama quando diz: “Se os cristãos praticassem os ensinamentos de Cristo, o mundo seria diferente”. É verdade, o Brasil é um país cristão de práticas pagãs, os USA, a Alemanha, o Reino Unido e boa parte da Europa Cristã, de onde surgiram grandes avivamentos, missionários, evangelistas e teólogos, hoje se rende ao consumismo e aos desejos carnais que hoje não reconhecem o evangelho em suas vidas, lutam por poder, matam cruelmente por vingança como vimos no governo de Bush (Igreja Metodista) contra inocentes iraquianos sob pretexto de vingança contra apenas um homem, e neste caso vemos suas igrejas sendo vendidas para empresários do ramos das boites.

Espero que Cristo volte logo, pois se isto não acontecer sobrarão poucos que não se encurvarão diante de um evangelho da prosperidade dos poderosos às custas da mazela espiritual em que se encontra nossa geração. Acredito que poucas igrejas não terão uma placa de “vende-se” na sua porta.

Maranata, vem Senhor Jesus (Apocalipse 22.10)

Por: Alexandre Pevidor