sexta-feira, 18 de abril de 2008

APOCALIPSE: OS SETE SELOS - Cap. 4.1-11



A visão do trono de Deus

v 1: depois de ouvir o conteúdo das cartas às sete igrejas, João volta para seu estado normal de consciência. Ele não está ainda “no Espírito”. Quando uma pessoa tem uma visão, ela ainda pode permanecer sensível ao que se passa ao seu redor. Estevão estava consciente da presença dos homens maus que o apedrejavam quando viu os céus se abrindo e o Filho do Homem em pé à mão direita de Deus (At 7.54-60, Mt 3.16). agora João está atônito, vendo a porta do céu aberta e Jesus lhe chamando: “sobe para aqui, e te mostrarei o que deve acontecer depois dessas coisas”. “Depois” aqui significa no futuro.

v 2: “achei-me em espírito”. Certamente o que João está para ver, no céu, será uma visão, não literal. Ele não está vendo que existem coisas como descreverá mais a frente, mas ele descreve sua visão, da forma mais humana possível, ou seja, o que ele vê não é humano, mas ele precisa de expressões humanas para descreve-los.
“O trono”: o termo “trono” aparece 17 vezes nos capítulos 4 e 5. ele não está na terra, mas no céu.ele é santo, separado, único, governamental, soberano.
“O arco-íris”: significa que a tempestade para Seu povo já passou, agora vem a bonança e o renovo.

v 3: “é semelhante no aspecto”. João não diz que o que ele vê assentado no trono “é”, mas “semelhante” (forma humana de expressão) a:
Jaspe: Pedra semipreciosa de várias cores, geralmente marrom ou vermelha, mas também amarela, verde ou branca (Êx 28.20; Ap 21.11).
Sardônio: Pedra semipreciosa alaranjada ou vermelha(Ap 4.3).
Esmeralda: Pedra preciosa de cor verde, muito apreciada desde os tempos antigos (Ap 21.19).

v 4: “Vinte e quatro tronos”: 24 é o número de uma cifra completa, que sugere os doze patriarcas da tribos de Israel (1º)Rúben, 2º)Simeão, 3º)Levi, 4º)Judá, 5º)Issacar, 6º)Zebulom, 7º)Gade, 8º)Dãm, 9º)Naftali, 10º)Benjamin, 11º)Efraim, 12º)Manassés)e os doze apóstolos (
André; Bartolomeu (Natanael); Tiago (Filho de Alfeu); Tiago (Filho de Zebedeu); João; Judas (não o iscariotes); Judas Iscariotes; Mateus; Filipe; Simão Pedro; Simão Zelote; Tomé; Matias (Substituindo a Judas); simbolizando dessa maneira a unidade dos salvos em todos os tempos (Ef 2.11-22) podem ser anjos que participam no governo do universo (Sl 89.7, Is 24-23, Ex 24.11)
“Coroas de Ouro na cabeça”: esse é o simbolismo de que esas pessoas assentadas nos vinte e quatro tronos são vencedoras, receberam a coroa da glória (1Pe 5.4, Ap 3.4-5).

v 5: “Sete tochas”: tochas eram lâmpadas portáteis da época. João tem a visão de algo que se parece com tocha, pois ilumina, clareia. “Sete Espíritos”: o Espírito Santo é apresentado na Bíblia “como fogo” (Ez 8.2, At 2.3). Sete simboliza a plenitude da glória de Deus pela ação de Seu Espírito.

v 6: “Mar de vidro”: simboliza a separação entre Deus e o homem. Cristal: simboliza a glória divina, que somente os fieis, purificados pelo sangue do Cordeiro poderão nele pisar. Quatro seres viventes: pode simbolizar uma figura da grandeza da criação de Deus que incessantemente glorifica ao Criador.

v 7: “Seres viventes”: para entender melhor essa visão, você deve estudar os capítulos 1 e 10 de Ezequiel. Comparando essas duas visões paralelas temos:
·nas duas passagens os seres são chamados de “viventes” (Ez 1.5, Ap 4.6)
·nas duas passagens o número simbólico é o mesmo, “quatro” (Ez 1.5, Ap 4.6)
·nas duas passagens as aparências se identificam: homem, leão, boi e águia. (Ez 1.10, Ap 4.7)
·nas duas passagens eles estão associados ao trono (Ez 1.26, Ap 4.6)
·nas duas passagens o fogo se move de um lado para outro próximo a eles (Ez 1.13, Ap 4.5)
·nas duas passagens eles estão cheios de olhos (Ez 1.18, 10.12, Ap 4.8)
·nas duas passagens um arco-íris cerca o trono (Ez 1.28, Ap 4.3)

Em Ezequiel 10.20 lemos que os seres viventes são “querubins”. Dessa forma, podemos crer que aqui, em apocalipse, esses seres são querubins também. Querubins são uma ordem muito elevada de anjos, os mais poderosos. Eles guardavam as coisas sagradas de Deus (Gn 3.24, Ex 25.20). Dessa forma é razoável que eles estejam tão próximos do trono, no santo dos santos, um lugar da glória de Deus (Ex 25.20).

v 8: “Proclamando”: toda a obra de Deus foi criada com a finalidade de adora-lo eternamente. Tudo que Ele criou foi para Sua própria glória. Assim, tanto na terra quanto no céu, nesse mundo, quanto na eternidade daremos glórias incessantes ao Senhor eternamente, pois para isso fomos criados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, é muito importante.Obrigado!