quinta-feira, 17 de abril de 2008

APOCALIPSE Capítulo 1


Cap. 1.1-3 - Revelação de Jesus Cristo (tirar o véu).
A proposta do livro é um “tirar o véu”, desvendar do pleno de Deus para a história do mundo, particularmente da Igreja.
Aqui há a existência pessoal dos autores do livro:
• Existência de Deus: Foi Deus quem exaltou sobremaneira o Mediador e Lhe entregou o governo do mundo no interesse da Igreja. (1Co 15.24-28, Fp 2.9). Deus deu o plano da história do mundo e da Igreja ao Mediador (Ap 5.1,7).
• Existência de Jesus Cristo: O livro não é a revelação de João,mas a revelação de Jesus Cristo. Ele revela esse plano também à Sua Igreja; e, como Mediador, entronizado em glória, Ele se faz percebido na história, reinando nas alturas.
• Existência do Seu Anjo: Jesus comissiona um anjo para guiar João e mostrar-lhe, por meio de visões, os elementos do plano que estão para ser revelados. Este guia angélico mostra a João uma visão do Céu, da terra, do deserto, do novo céu e da nova terra.
• Existência do Servo João: Instrumento de Deus para trazer a público tudo o que Ele quer desvendar ao conhecimento da Sua Igreja.

1) Cap. 1.4-6 - Saudação e Adoração
O livro é endereçado às sete igrejas que estão na Ásia (1.11): Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia, Laodicéia. Essas igrejas formam um círculo identificado como as representadoras da totalidade das igrejas na presente dispensação.
(1.4) “graça”: graça é o favor de Deus dado àquele que não merece, perdoando seus pecados e concedendo-lhes o dom da vida. “paz”: é o reflexo do sorriso de Deus no coração do crente que já foi reconciliado com Deus por meio de Jesus Cristo, a paz é o resultado da graça. Esta graça e paz são provindas do Pai, dispensadas pelo Espírito Santo, e por nós merecidas através do Filho Jesus.
(1.5) Cristo é descrito, primeiramente com relação ao Seu ministério terreno (fiel testemunha), depois Sua vitória sobre a morte, ressuscitando (o primogênito dos mortos), e, finalmente, nos termos que expressam Sua presente exaltação (Soberano dos reis da terra)

2) Cap. 1.9-20 – A VISÃO DE JESUS GLORIFICADO
vv 12: Sete candeeiros(castiçal) de ouro. Ouro simboliza pureza.
vv 13: um semelhante a filho de homem: Descrição de Jesus Glorificado
• Vestes talares, cinta de ouro: vestes reais
vv 14: Cabelos brancos, olhos como de fogo: brancura simboliza pureza, fogo simboliza juízo e purificação.
vv 15: os pés: bronze, força, poder, pisará todos os seus inimigos com força e poder.
VV 16: afiada espada de dois gumes: na mão direita indica uma posição de honra, privilégio e autoridade. Uma espada de dois gumes é capaz de matar em qualquer direção. Dessa forma, ninguém escapará do juízo de Deus no último dia. Espada também simboliza a Palavra da Salvação. Ela mesma que mostra o caminho para a salvação, será utilizada para julgar, pois pelos seus mandamentos, somos salvos, ou pela sua negação, por ela mesma somos condenados. Jesus é retratado aqui como revestido de poder e majestade, de reverência e terror. Uma figura de total santidade, e que virá agir para purificar Sua igreja, e punir Seus inimigos.

CONCLUSÃO
O capítulo 01 do Apocalipse, funcionando como introdução ao livro, tem uma função muito importante. Ele nos dá o título (revelação, profecia), impedindo que façamos confusão em sua interpretação; uma carta de abertura (v.4-8), onde o remetente e os destinatários são identificados, mostrando, assim, o contexto no qual o livro deve ser entendido; e a autoridade com a qual João escreve: ele foi vocacionado para escrever o Apocalipse (v.12-20). Estas informações são fundamentais para o entendimento de todo o livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, é muito importante.Obrigado!