quinta-feira, 17 de abril de 2008

APOCALIPSE: AS SETE IGREJAS - Cap. 3.7-13


Carta à Igreja em Filadélfia

As únicas referências bíblicas a Filadélfia se encontram no Apocalipse (1:11; 3:7). A cidade de Filadélfia gozava uma localização estratégica de acesso entre os países antigos de Frígia, Lídia e Mísia. Foi fundada pelo rei de Pérgamo, Atalo, cerca de 140 a.C. Ele foi conhecido por sua lealdade ao seu irmão, assim dando origem ao nome da cidade (Filadélfia significa amor fraternal). A região produzia uvas e o povo especialmente honrava Dionísio, o deus grego do vinho. A cidade servia como base para a divulgação do helenismo às regiões de Lídia e Frígia. Foi localizada num vale no caminho entre Pérgamo e Laodicéia. Filadélfia foi destruída por um terremoto em 17 d.C. e reconstruída pelo imperador Tibério. Em alguns momentos de sua história, a cidade recebeu nomes mostrando uma relação especial ao governo romano. Depois de ser reconstruída, foi chamada brevemente de Neocesaréia. Durante o reinado de Vespasiano, foi também chamada de Flávia (nome da mulher dele, e a forma feminina de um dos nomes dele). Atualmente, a cidade de Alasehir fica no mesmo lugar, construída sobre as ruínas de Filadélfia. Estimativa em 2004, era que Alasehir tinha 40.000 habitantes.

v 8: Porta significa, primeiramente, uma maravilhosa oportunidade de pregar o Evangelho, e ninguém poderá impedir. Em segundo lugar, significa a operação da graça de Deus criando ouvidos prontos para ouvir o Evangelho e O receber. (1Co 16.9).

v 9-10: Apesar dos perigos, das zombarias e das perseguições, eles guardaram a palavra com paciência em Cristo. Certamente uma referencia às dores messiânicas, sofrimento e perseguição que cairá sobre o povo de Deus antes da vinda de Cristo (Dn 12.1-2, 10-13, Mt 13.14, 2Ts 2.1-12). Essa provação tingirá os crentes na perseguição do anticristo enquanto os pagãos, “os que habitam sobre a terra”, sofrerão so julgamentos divinos (Ap 13. 7-8, 8.1-9).

v 11: a coroa é o prêmio dado àqueles que vencerem o mundo, dessa forma, são advertidos a se manterem firmes como estavam até o momento, para que o diabo não lhes tomasse, pelas suas próprias atitudes, a coroa da glória (1Pe 5.4)

v 12: Era o costume de homenagear o sumo sacerdote, erguendo em sua memória uma coluna no templo pagão. O Senhor promete a segurança de habitarmos eternamente nos eu santuário, se permanecermos fieis em seus caminhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, é muito importante.Obrigado!